segunda-feira, 3 de setembro de 2012

III Congresso de Dança termina com sucesso

Por Antônio Filho
Sucesso em todos os momentos, o III Congresso de Dança terminou neste domingo (2), com uma agenda bastante movimentada. O Teatro de Bolso recebeu as oficias “A metodologia de Ensino do Ballet - aprendendo a ensinar”, com a professora Vera Aragão e “Criação coreográfica”, com o renomado professor e coreógrafo Renato Vieira. As atividades aconteceram no período da manhã, encerrando o ciclo de oficinas do evento que, este ano, foram ampliadas.

O Teatro Trianon iniciou suas atividades no período da tarde, com a apresentação de trabalhos científicos, no foyer. Em seguida, no palco, a Cia. Danças Clássicas de São Paulo se apresentou, com a direção de Bia Midega, encantando os congressistas.

A palestra “Montagens coreográficas da música ao movimento”, com Renato Vieira, foi uma das grandes atrações do domingo. Vieira, que atualmente é um dos jurados da “Dança dos Famosos”, interagiu com os congressistas, trazendo sua vasta experiência como coreógrafo, destacando-se por trabalhos importantes, como a abertura dos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007. A Cia. Studio Gisele Ballet (São Paulo, SP), se apresentou, trazendo um trabalho assinado pela diretora Gisele Pavarini.

Na sequência, a homenageada do III Congresso de Dança, Helfany Peçanha, foi homenageada. Ex-professora da Escola de Dança do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e fundadora e diretora Artística da Cia. de Ballet da Cidade de Niterói, Helfany atualmente, é diretora-presidente da Fundação Fluminense de Ballet. Ela foi agraciada com uma placa, que registrou a homenagem, no ano em que o Trianon completou 14 anos. A presidente da Fundação Trianon, Aline Ferreira e a diretora de Dança do Trianon, Marcia Cristina Lisboa, conduziram a homenagem. O secretário de Cultura, Orávio de Campos, acompanhou o evento.

Em seguida, a tradicional Mesa de Debates foi realizada, tendo como mediadora a diretora de Teatro do Trianon, Márcia Luzia Gama de Jesus Pessanha e os participantes: Edézio Paz, Fabiano Carneiro, Maristela Lobato e Helfany Peçanha.

O espetáculo “Rizoma”, de Renato Vieira, encerrou o evento. Montado em 2011, “Rizoma” comemora os 40 anos de carreira de Vieira. O projeto é inspirado na teoria do filósofo Gilles Deleuze, na melodia do compositor Maurice Ravel e na ruptura dos padrões formais de dança do bailarino Maurice Béjart. A montagem revive momentos dos 23 anos da Renato Vieira Cia. de Dança.

– Encerramos este evento, na certeza de que seu futuro será promissor. É gratificante possibilitar aos congressistas, a oportunidade de assistir espetáculos com as mais variadas mensagens e oferecer encontros com figuras de grande importância no cenário da dança. Esperamos crescer ainda mais – avaliou a presidente da Fundação Trianon, Aline Ferreira.